logo espaço D.png
 
180315_Espaço_D_121-HDR.jpg
 
180315_Espaço_D.jpg
 
CIID_Portraits-3478.jpg

MUITO PRAZER: SOMOS O EspaÇO D

Apoio e troca de conhecimento para profissionais criativos, informação para empresários e para a população em geral, além de produção de conteúdo especializado: mais que um coworking de nicho, o Espaço D é um espaço voltado para o fomento da cultura do design em Brasília.

 

Em 2014, a arquiteta Ana Catharina Marques terminava sua especialização em design de interação no Copenhagen Institute of Interaction Design. Ao voltar para Brasília, ela sentiu falta de um lugar em que pudesse encontrar profissionais que conversassem sobre o tema. “A comunidade criativa estava muito segmentada, separada. Fui em busca de um coworking e de um espaço de trabalho em que eu pudesse criar um relacionamento conectado a esse nicho.” Encontrar um lugar para estimular essas conexões, expandir horizontes pessoais e profissionais, além de experimentar novas áreas de conhecimento, foram os sentimentos que, mais tarde, dariam vida ao Espaço D.

 

Com o tempo, Ana percebeu que essa cena começou a surgir a partir de pessoas que haviam entrado em contato com temas relacionados a tecnologia, novas manifestações do design e inovação. O problema, então, não era a falta de profissionais com interesses parecidos, mas de um ponto de encontro que facilitasse a troca de ideias entre eles. “Como havia poucos coworkings em Brasília na época, não existia essa possibilidade de conexão”, completa a arquiteta. “Então, eu e meu marido, Luciano Barros, pensamos nessa possibilidade de criar um coworking de nicho para unir esses meios, que já organizavam ações isoladas na cidade.”

 

Estava formado o cenário perfeito para o nascimento do Espaço D. Criado para fomentar a cultura do design de Brasília, Ana Catharina explica que o local foi pensado para ser o habitat natural de pessoas, empresas e projetos inovadores. “Queríamos também criar um espaço para informar a população sobre estes assuntos, que são muito novos”.

 

Além de um coworking propício à troca criativa, a produção de conteúdo está no DNA do Espaço D. “Queremos unir a comunidade especializada no assunto e fazer a ponte entre eles, os clientes e a sociedade em geral”, detalha Ana. Nesse sentido, outro ponto central do Espaço são os cursos, sempre voltados para áreas relacionadas a design, comunicação, tecnologia e inovação. A ideia é oferecer cursos que ainda não fazem parte da grade curricular das universidades brasileiras, mas que já estão em alta em outros países. “São assuntos que fazem parte deste movimento de inovação. Queremos apoiar essa comunidade que existe em Brasília.”

 

Espaço D: cultura de design, empresários e sociedade em harmonia

 

A partir da especialização dos profissionais criativos da capital e do estreitamento de laços com o restante da comunidade, Ana Catharina explica que o objetivo é, também, criar demanda de serviços. Em outras palavras: ao descobrir a imensa gama de profissionais capacitados e o que estes conhecimentos específicos podem trazer de bom para os negócios, o empresário se sentirá mais inclinado a investir em serviços criativos, movimentando o mercado de design de Brasília. “Nossos cursos vão trazer novas perspectivas tanto para pessoas comuns quanto para empresários, que abrirão a cabeça para novas oportunidades”, acredita Ana. “Isso fará com que eles entendam o processo de evolução digital, conectando Brasília a esse novo mundo.”

 

Para os empresários, inovar os negócios com o que há de mais atual em termos tecnológicos e comunicacionais é sinônimo de agregar valor aos serviços oferecidos -- aumentando, consequentemente, as vendas e as soluções para eventuais problemas. A ideia é tornar empresários mais estratégicos, capazes de atingir um público maior com seus negócios, além de inseri-los no contexto mundial atual. “Eles poderão entender como as coisas funcionam lá fora e como estes temas os ajudam a se posicionar aqui ou fora do Brasil, se desejarem”, detalha a designer.

 

Para os profissionais criativos que trabalham com tecnologia e design, o Espaço D significa apoio físico e networking, além de um local para adquirir conteúdo. "Queremos inserir empresários e profissionais na nova revolução industrial que estamos vivendo. A questão da inovação é humana: o mundo está mudando muito rápido. Precisamos entender e pensar nas mudanças do usuário."

 

Ana Catharina Marques é designer de interação pelo Copenhagen Institute of Interaction Design (CIID), arquiteta formada na Universidade de Minas Gerais (UFMG), mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (UnB), sócia do estúdio dinamarquês Francisco Sarria e fundadora do Espaço D. Conheça seu trabalho.