IMAGO
GramÁtica visual: Formas Fundamentais
A dimensão da imagem é de certa forma um dos valores simbólicos mais presentes na cultural humana. Sua presença em diversos contextos, tangencia a história da humanidade como um registro arquetípico das civilizações e suas eras. Como formação, a dimensão da imagem abarca diversas áreas do pensamento humano. Arquitetura, artes visuais, cinema, fotografia, design e até mesmo a música tem na imagem o seu suporte expressivo.
A jornada IMAGO busca abarcar a imagem no seu aspecto mais amplo, dos conceitos básicos aos mais profundos. Tendo na imagem, um sentido formal, simbólico e conceitual. A proposta então é colaborar na formação de indivíduos tornando-os capazes de ter na escrita visual aspectos estruturais para uma comunicação simbólica expressiva e criativo. Gerando uma base instrucional que amplie os horizontes criativos, estéticos e inovativos nesta dimensão do saber e fazer.
Daniel Mira fará uma viagem interna e externa nas questões da imagem, por meio de visões teóricas e aplicações praticas percorrendo a essência da imagem. Como parte integrante de uma série de cursos de Gramática Visual esse curso inicia os aspectos formais, que são fundamentais para construirmos uma ponte de expressão para as linguagens contemporâneas: Formas Fundamentais: Triangulo, Quadrado, Retângulo e Circulo
O que vamos aprender nessa edição?
Formas Fundamentais: Triangulo, Quadrado, Retângulo e Circulo
O uso da compreensão das formas para construção gráfica do espaço. Apesar de estarmos familiarizados com as formas geométricas básicas, seus usos em geral são inconscientes. Não fomos ensinados de qual é o valor de um quadrado no espaço, por que os egípcios usavam formas piramidais com bases quadradas? ou por que as câmeras fotografias usam retângulos em seu formato de captura? Ou seja, para que tenhamos o domínio da escrita visual seja ela em espaço arquitetônicos ou em folhas de papel, aparentemente não temos escolhido as formas adequadas para representar nossas ideias.
Neste curso então veremos as estruturas básicas de estruturação de uma imagem, bem como suas possíveis aplicações, seu uso histórico e seus conceitos mais primordiais.
O CURSO
Este curso é para aqueles que pretendem expressar-se de forma mais conscientes na construção de imagens em design visual, fotografia, arquitetura, ilustração e artes visuais.
Encontros serão presenciais on-line na plataforma ZOOM, uma vez por semana das 19:30 as 21:00 horas. As aulas serão gravadas e disponibilizadas para os alunos. Os alunos receberão em PDF o conteúdo da aula.
Conteúdo
Triangulo
- Introdução a gênese numérica na Natureza
- Aspectos históricos e simbólicos (Das pirâmides do Egito aos cartazes Russos)
- Aspectos formais
- Aplicações visuais
- Porque usar, onde usar e como usar.
- Tarefas práticas.
Quadrado
- Conceito numérico na Natureza
- Aspectos históricos e simbólicos (Dos templos orientas ao Modernismo)
- Aspectos formais
- Aplicações visuais
- Porque usar, onde usar e como usar.
- Tarefas práticas.
Retângulo
- Projeção na Natureza
- Aspectos históricos e simbólicos (Da proporção áurea aos negativos fotográficos)
- Aspectos formais
- Aplicações visuais
- Porque usar, onde usar e como usar.
- Tarefas práticas.
Círculo
- Metafísica do circulo na Natureza
- Aspectos históricos e simbólicos (Das tradições Budistas a Disney)
- Aspectos formais
- Aplicações visuais
- Porque usar, onde usar e como usar.
- Tarefas práticas.
INVESTIMENTO
Valor do curso: ̶6̶5̶0̶,̶0̶0̶ ̶r̶e̶a̶i̶s̶
Valor promocional do curso: 3 x 110,00 reais
pagamento por transferência ou cartão
valor pode ser dividido em até 3x no cartão
vagas limitadas
CONHEÇA NOSSO INSTRUTOR
DANIEL MIRA
Doutorando em artes pela Universidade de Brasília, na linha de imagem, visualidade e urbanidade, Mira se expressa pelas linguagens visuais a mais de 20 anos. Está a frente do NOUS comunicação consciente, é presidente do Instituto NOUS, atuando também como professor universitário, coordenador do núcleo de extensão Humanizate e da REDE de produtores de fotografia do Brasil no Centro-Oeste.
Partilha sua criatividade nas áreas e artes visuais, fotografia, curadoria de arte e design visual e é mentor de diversos artistas brasileiros. Trabalhou junto ao governo brasileiro, museus e várias instituições culturais. Em sua carreira artística, participou de mais de 20 exposições nacionais e internacionais exibindo suas obras no Brasil, Nova York, Barcelona e Berlim. Foi vencedor junto com sua mentora Célia Matsunaga do prêmio Clap editorial Barcelona em 2013 com o catálogo "Revendo Reverón" criado para o Museu da Republica de Brasília.